Lançada pela ONG Arco, ferramenta Simula habilidades humanas, como compreensão da linguagem, tomada de decisões e aprendizado, para organizar e sistematizar informações relevantes.
Em celebração ao mês do Orgulho, a ONG Arco lançou o ChatBot Sofia, ferramenta inovadora que busca fornecer orientações essenciais para a comunidade LGBTQIAP+, visando combater o preconceito e a descriminação.
A partir de processos de inteligência artificial, o ChatBot simula habilidades humanas, como compreensão da linguagem, tomada de decisões e aprendizado, para organizar e sistematizar informações relevantes.
Sofia atua como uma fonte confiável de informações sobre saúde, segurança e direitos para o público LGBTQIAP+. No perfil da ONG no Instagram, os usuários podem interagir via “Direct” digitando “Olá, Sofia”.
Em seguida, eles recebem uma mensagem de boas-vindas e são direcionados para o “menu principal”, onde podem escolher entre as seguintes opções:
· Sala de Aula (informações sobre identidade de gênero, orientação sexual, diversidade e a violência enfrentada pela comunidade LGBTQIAP+).
· Kit Gay (ferramentas jurídicas e de segurança, como leis, decretos, endereços de delegacias e centros de direitos humanos).
· Cura Gay (informações gerais e de prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis; endereços de locais para testagem e ambulatórios LGBTQIAP+; botão do pânico para crises de saúde mental, que redireciona para o site do CVV.
· Redução de Danos (informações sobre substâncias psicoativas, seus efeitos e orientações sobre como reduzir danos e riscos associados ao uso).
A ideia é futuramente implementar novas funções e expandir a capacidade de aprendizado e comunicação da Sofia.
A ARCO é uma organização social comprometida em combater a discriminação e o preconceito direcionados à comunidade LGBTQIAP+.
Fontes: ONG Arco