Cúpula da Amazônia reunirá chefes de Estado na capital paraense a partir do dia 8.
Vários ministros do Governo Federal estão em Belém neste fim de semana participando de eventos que discutem a questão climática. Os encontros antecedem a Cúpula da Amazônia, que reunirá chefes de Estado na capital paraense a partir de terça-feira (8).
Diálogos Amazônicos
Durante a abertura do Diálogos Amazônicos nesta sexta-feira (4), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, o chamado Conselhão, instalou dois novos grupos de trabalho para tratar de questões relacionadas à floresta e seus povos.
Durante o encontro, representantes de entidades, movimentos sociais, centros de pesquisa e agências governamentais do Brasil e demais países amazônicos têm como objetivo formular sugestões para a reconstrução de políticas públicas sustentáveis para a região.
Participaram do evento, que segue até domingo (6), os ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Marina Silva (Meio Ambiente), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), Jader Filho (Cidades) e Wellington Dias (Desenvolvimento Social).
Cúpula Judicial
Até sábado (6), o Tribunal de Justiça do Pará promove um encontro ambiental para debater o papel e atuação da Justiça na Amazônia.
O evento vai reunir a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Rosa Weber e a presidente do Superior Tribunal de Justiça, Ministra Maria Thereza de Assis Moura, também participam do evento.
Fórum das Cidades Amazônicas
Terminou nesta sexta-feira (4) com a assinatura da Carta de Belém, o Fórum das Cidades Amazônicas. O documento, construído por mais de 20 prefeitos de cidades da Amazônia brasileira e internacional, estabeleceu compromissos para o clima.
O documento foi entregue pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, aos ministros das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e das Cidades, Jader Filho.
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva e o secretário Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais do governo federal, André Ceciliano, também estavam presentes.
Programa Cidadania Marajó
Também nesta sexta-feira (4) foi lançado na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) um Acordo de Cooperação Técnica para o Marajó.
O acordo foi assinado pelo ministro Silvio Almeida, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e pelo governador Helder Barbalho.
Por Marcus Passos, g1 Pará — Belém